50 em 1
Desafio com o calendário
Pelotense decidiu emagrecer 50 quilos em um ano e compartilhar suas conquistas nas redes sociais
Perder 50 quilos em um ano. Esta é a meta do pelotense Rafael Alvarez, de 27 anos. Há seis meses o Diário Popular contou a história deste jovem que, além de emagrecer, queria ganhar saúde e compartilhar o processo com os amigos, pois mora hoje em Blumenau (SC), servindo de exemplo àqueles que têm a mesma vontade, mas já falharam ou desistiram da missão. Para isso ele criou o projeto 50 em 1, que completa oito meses de execução. Até o fim de dezembro, o vlogger (quem cria vídeos) e jornalista conseguiu perder 27,4 quilos, 54% da sua meta. Porém, o prazo para atingir os 50 quilos está acabando e já tem data definida, 30 de abril.
Alvarez vem se destacando na tarefa de emagrecer, apenas no primeiro mês perdeu seis quilos, 10% da sua meta. Entretanto, conforme o tempo foi passando, a redução de peso tornou-se mais complicada e ele mesmo admite: não foi o metabolismo que parou de cooperar, e sim a mente. Uma das maiores dificuldades do processo da perda de peso, salientada por Alvarez, é manter a parte emocional equilibrada, já que são muitas mudanças repentinas - dietas, novos horários e exercícios físicos. Ao longo desses oito meses, a desmotivação, a ansiedade e os distúrbios alimentares acabaram aparecendo e foi preciso, além do acompanhamento de uma nutricionista e de um preparador físico, a ajuda de uma psicóloga.
Porém, o vlogger pelotense está confiante que pode atingir a meta até abril, mas ressalta que desde o início a achou ousada e está consciente de que os 50 quilos a menos são apenas dígitos. O importante do trabalho e do esforço é que houve uma evolução durante o ano, uma transformação pessoal, na qual ele conseguiu mudar sua rotina e deixar vários hábitos no passado. Pensamento compartilhado por uma das nutricionistas que o acompanha, Helouse Odebrecht. "O objetivo é alcançável, mas os ganhos são maiores que 50 quilos a menos, houve mudanças no aspecto da pele, na disposição e na energia, assim como no ganho de massa muscular", afirma. A nutricionista complementa ao dizer que o auxílio médico é fundamental na hora do emagrecimento, pois é necessário avaliar disfunções químicas e orgânicas. Além disso, o tratamento psicológico busca tratar problemas emocionais que são base em muitas situações que levam à compulsão ou compensação com alimentos calóricos.
Helouse explica ainda que o processo de reeducação alimentar de Alvarez teve quatro etapas diferentes, cada uma delas com uma nutricionista da clínica que acompanha o projeto, para que ele conhecesse diversas condutas. O primeiro passo foi reduzir o consumo de açúcar e carboidratos, a segunda dieta foi elaborada por uma nutricionista esportiva que adequou o cardápio para o treino físico e também trabalhou um pouco do lado emocional. Depois, foi a vez de uma dieta estratégia mais restrita, focada no emagrecimento. A última fase, que será a próxima etapa, terá o foco na reflexão sobre todas as estratégias nutricionais e quais funcionaram com ele.
RAFA NA MEDIDA
Os seguidores nas redes sociais, os amigos, colegas e profissionais envolvidos no projeto possuem extrema relevância para o alcance da meta. Alvarez expõe que não fez nada sozinho. O carinho e a dedicação das pessoas ajudaram-no a manter o foco e ainda o motivam, afinal vários internautas se identificam com ele. A fim de intensificar esse contato com os seguidores, expor a sua rotina e também as dificuldades, ele lançou, dentro do 50 em 1, o Rafa na medida. Os vídeos, além da visão de Alvarez, contam com dicas dos profissionais das áreas de nutrição e educação física. Para o futuro ele pensa em continuar com o projeto, mas não com a meta de emagrecimento, e sim, de manutenção destes quilos perdidos.
Quais foram as maiores dificuldades no caminho do emagrecimento
- Tornar as atividades físicas em um hábito rotineiro
- Aprender a noção de equilíbrio e compensação quanto aos alimentos fora da dieta e até mesmo em relação à pratica de atividades físicas
- Continuar motivado
- Aprender a lidar com o emocional
RELEMBRE
Rafael Alvarez fez diversas tentativas de emagrecimento. Desde 2006 ele convive com o efeito sanfona, na qual perdeu e ganhou 72 quilos. Um das grandes preocupações quanto à saúde e que serviu de motivação para o surgimento do projeto foi quando a balança, em 2013, marcou 141 quilos.
ACOMPANHE
- www.facebook.com/50em1
- www.instagram.com/50em1/
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário